Prepare a pipoca e o casaco, porque a temporada de festivais está fervendo! Um evento em particular está de olho nos cineastas indies dos EUA, oferecendo uma ponte valiosa para o mercado europeu.
O American Film Festival na Polônia está pronto para celebrar sua 16ª edição em novembro, e a competição “US in Progress” está aceitando inscrições até 10 de setembro. Se você tem um projeto narrativo em fase final de edição, essa pode ser a sua chance de brilhar!
Uma Oportunidade Transatlântica Imperdível
“Esperamos que a incerteza do futuro da colaboração transatlântica – caso as tarifas de Trump sobre a produção cinematográfica fora dos EUA sejam implementadas – torne nosso programa ainda mais procurado”, afirma a diretora artística Ula Śniegowska.
O festival se orgulha de ser o único evento do setor fora dos EUA que se concentra e prioriza cineastas americanos, com o objetivo de reconhecer e divulgar os talentos e recursos de produção e pós-produção poloneses. No ano passado, o valor total dos prêmios chegou a 180 mil dólares!
Este ano, os cineastas também terão a oportunidade de visitar estúdios que oferecem tecnologia de ponta, como a ATM Virtual e a Platige Mocap Studio.
Conexões e Colaborações que Transformam Filmes
Marcelina Salwin, chefe de marketing da Platige Image (empresa com 30 anos de experiência em produção cinematográfica, VFX e animação, conhecida por “The Witcher” e “Another Day of Life”), destaca a importância do “US in Progress”: “Encontrar produtores e diretores americanos nos dá a oportunidade não só de trocar experiências, mas também de apoiar criadores talentosos.” A Platige Image está, inclusive, desenvolvendo sua própria produção, “Opi”, um terror inspirado no folclore local.
O evento deste ano terá início em Varsóvia, com dois dias de networking profissional com empresas locais, antes de se mudar para a cidade natal de Śniegowska, Wrocław.
Rostos Familiares e Sucessos Notáveis
O American Film Festival já recebeu figuras ilustres ao longo dos anos, incluindo Jesse Eisenberg, que recebeu o Indie Star Award e apresentou o premiado “A Real Pain”, filmado na Polônia. Rosanna Arquette e John Waters também já foram homenageados.
Segundo Śniegowska, o número de empresas parceiras que abrem suas portas para cineastas americanos, incluindo diretores de primeira viagem, está em constante crescimento. “A comunidade de pós-produtores também está consolidando seu poder através da recém-formada Associação Polonesa de Pós-Produtores, que se tornou nossa parceira.”
Enquanto “Erupcja”, de Pete Ohs (filmado na Polônia e finalizado com a Platige Image), aguarda sua estreia em Toronto, outros ex-participantes do festival também estão fazendo sucesso no circuito, como Sarah Friedland com o premiado “Familiar Touch”, “Obex” de Albert Birney, “Bunnylovr” de Katrina Zhou e “By Design” de Amanda Kramer, estrelado por Juliette Lewis.
“Tenho muito orgulho de ‘By Design’, que recebeu prêmios da Orka Studio e Soundflower Studio, e estreou em Sundance”, diz Śniegowska. “O que me deixa realmente feliz é que, ao longo dos anos, o ‘US in Progress’ fomentou colaborações duradouras, com vários produtores retornando ao programa.”
Sarah Winshall, de “By Design”, e a equipe da Vanishing Angle, que recebeu o prêmio do Polish Film Institute por “Under the Lights” no ano passado, são exemplos de sucesso. A Platige Image, DI Factory e Fixafilm colaboraram na pós-produção de “Under the Lights”.
Natalie Metzger, vice-presidente de produção e desenvolvimento da Vanishing Angle, reconhece o impacto do prêmio: “Ganhar esses prêmios deu a ‘Under the Lights’ um selo de aprovação inestimável da indústria. Mostrou aos nossos parceiros e apoiadores que este era um filme com mérito real, e esse reconhecimento criou um impulso que nos carregou durante a pós-produção e, finalmente, nos ajudou a trazer o filme para a linha de chegada.”
A equipe agora está em fase de pós-produção de outro longa-metragem, “The Edge of Normal”, filmado nos Estados Unidos e finalizado na Espanha.
“Cada vez mais, as coproduções internacionais estão se tornando uma necessidade. O aumento dos custos de produção nos EUA e o acesso mais amplo ao financiamento no exterior significam que concluir filmes internacionalmente é, muitas vezes, um dos poucos caminhos viáveis para cineastas independentes na América.”
O American Film Festival acontecerá de 6 a 11 de novembro.
Qual filme independente você gostaria de ver ganhando destaque em festivais como este?
Fonte: Variety