Direto de Veneza para o seu café geek! O novo filme de Julian Schnabel, “In the Hand of Dante“, acaba de ter uma estreia triunfal no Festival de Cinema de Veneza, com direito a uma ovação de pé que durou nada menos que oito minutos.
O drama de época, que levou anos para sair do papel, finalmente encontrou seu público. Schnabel, conhecido por seus trabalhos em Basquiat e At Eternity’s Gate, trocou seus trajes característicos por um elegante smoking preto para a ocasião.
Jason Momoa, que também estrela o filme, roubou a cena no tapete vermelho com um terno rosa vibrante. Momoa e Oscar Isaac, que interpreta o papel principal, já haviam cruzado o tapete vermelho de Veneza juntos na estreia de Dune: Part I, em 2021.
A trama épica de “In the Hand of Dante”
Adaptado do romance homônimo de Nick Tosches, publicado em 2002, “In the Hand of Dante” tem roteiro assinado por Schnabel e sua esposa, Louise Kugelberg. A trama é uma mistura de suspense e história, com Isaac interpretando tanto o poeta medieval Dante Alighieri quanto o autor moderno Nick Tosches.
Nick se vê envolvido em uma perigosa busca quando um manuscrito de A Divina Comédia ressurge no Vaticano e vai parar nas mãos de um chefe da máfia de Nova York. Tentando autenticar o manuscrito, Nick mergulha em um submundo traiçoeiro, com a ajuda (ou oposição) de nomes como Jason Momoa, Gerard Butler e Gal Gadot.
E não para por aí! Martin Scorsese faz uma participação especial como mentor de Dante, um personagem “brilhante”, nas palavras de Schnabel. Al Pacino e John Malkovich completam o elenco estelar.
Uma longa jornada até as telas
A produção do filme teve seus percalços. A produtora de Johnny Depp, Infinitum Nihil, adquiriu os direitos do livro de Tosches em 2008, com Depp originalmente escalado para o papel principal. Schnabel entrou para o projeto em 2011, mas foi só em 2023 que Isaac assumiu o papel, substituindo Depp, e o filme finalmente começou a ser produzido.
“A impossibilidade” de realizar tal filme foi o que atraiu Isaac para o papel, como ele mesmo declarou em uma coletiva de imprensa em Veneza. “Ler o roteiro e não ter ideia de como seria possível realizar aquilo é o que torna tudo tão excitante”, afirmou o ator.
“Julian é um visionário e diferente de qualquer outro artista que está trabalhando hoje ou que já trabalhou”, completou Isaac.

A crítica do The Hollywood Reporter descreveu o filme como um “espetáculo ambicioso, cativante e, por vezes, irregular” e uma “viagem maluca que não chega lá”.
Produzido pela DreamCrew Entertainment, MeMo Films, TWIN Productions e Artofficial Productions, “In the Hand of Dante” está sendo vendido internacionalmente pela WME Independent.
Além da estreia do filme, Schnabel foi homenageado com o prêmio Cartier Glory to the Filmmaker, que reconhece personalidades do mundo do cinema que fizeram uma “contribuição especialmente original para o cinema contemporâneo”.
E aí, ficou curioso para conferir “In the Hand of Dante“?
Fonte: The Hollywood Reporter