Atenção, cinéfilos e entusiastas da cultura japonesa! O renomado Carlo Chatrian, figura de destaque no cenário cinematográfico internacional, acaba de ser anunciado como presidente do júri da 38ª edição do Festival Internacional de Cinema de Tóquio. Preparem a pipoca!
Carlo Chatrian Preside o Júri do Festival de Tóquio: Um Nome de Peso no Cinema Mundial
O italiano Carlo Chatrian, com uma trajetória invejável como jornalista, autor e programador, assume a responsabilidade de liderar o júri internacional do festival, que acontecerá entre 27 de outubro e 5 de novembro de 2025. Crítico de cinema experiente, Chatrian já colaborou com diversas revistas especializadas e atuou como programador em festivais como o Alba Film Festival, Florence Festival dei Popoli e Visions du Réel.
Sua ligação com a cultura japonesa é forte. Em 2009, Chatrian foi o curador de um programa dedicado à animação japonesa, que incluiu um livro, uma retrospectiva e uma exposição. Além disso, ele possui vasta experiência como diretor artístico, tendo ocupado o cargo no Festival Internacional de Cinema de Locarno (2013-2018) e na Berlinale (2020-2024).
Chatrian também é autor de obras sobre cineastas renomados como Frederick Wiseman, Errol Morris e Nanni Moretti, e escreve uma coluna para o jornal italiano La Stampa. Atualmente, ele é diretor do Museu Nacional de Cinema em Turim e membro da Academy of Motion Picture Arts and Sciences e da Academy of Italian Cinema.
O que Esperar da Presidência de Chatrian?
“É um grande privilégio presidir o júri do Festival Internacional de Cinema de Tóquio, um evento que, especialmente sob a nova direção, se tornou um ponto de encontro vital para a arte do cinema em nível global”, declarou Chatrian. “Agradeço ao Presidente Ando-san e ao Diretor de Programação Ichiyama-san por me darem esta oportunidade. Estou ansioso para descobrir a seleção, pois tenho certeza de que serei inspirado e tocado pelo trabalho dos cineastas. Estou igualmente animado para conhecer meus colegas jurados e começar a me envolver com eles em conversas ricas e enriquecedoras.”
Ando Hiroyasu, presidente do TIFF, complementou: “O Sr. Chatrian tem vasta experiência como crítico de cinema e como diretor de festivais de cinema de prestígio como Locarno e Berlim. Ele participou mais recentemente do Festival Internacional de Cinema de Tóquio em 2021 e 2023, dando-nos o privilégio de testemunhar sua visão aguçada e paixão inabalável pelo cinema em primeira mão. Em meio a um período de profunda transformação global, estamos realmente ansiosos pelas percepções que ele trará através de seu papel como presidente do júri.”
Com a experiência e o olhar apurado de Carlo Chatrian, a edição de 2025 do Festival Internacional de Cinema de Tóquio promete ser imperdível. E você, quais são suas expectativas para o festival?
Fonte: The Hollywood Reporter