A temporada de premiações está oficialmente aberta! Prepare a pipoca e o café, porque a corrida pelo Oscar 2024 já começou a esquentar. Japão, Taiwan e Tunísia são alguns dos países que já anunciaram seus representantes.
Com a data limite para inscrições de filmes estrangeiros se aproximando (1º de outubro), a expectativa é que as próximas semanas sejam marcadas por uma avalanche de novidades. A lista final com os indicados será divulgada em 16 de dezembro, e a votação definirá os 15 finalistas que serão avaliados pelos membros da Academia. Os nomeados ao Oscar serão revelados em 22 de janeiro.
Turquia, República Tcheca e Suíça foram os primeiros países a revelarem suas apostas, com “One of Those Days When Hemme Dies”, “I’m Not Everything I Want to Be” e “Late Shift”, respectivamente. Mas a lista completa está recheada de filmes imperdíveis!
Filmes confirmados na disputa
Enquanto aguardamos as próximas confirmações, confira alguns dos filmes que já estão confirmados na disputa por uma vaga na maior premiação do cinema:
- Palestina: “Palestine 36”
- Irlanda: “Sanatorium”
- Bulgária: “Tarika”
- Tailândia: “A Useful Ghost”
- Alemanha: “Sound of Falling”
- Áustria: “Peacock”
- Islândia: “The Love That Remains”
- Suécia: “Eagles of the Republic”
- Tunísia: “The Voice of Hind Rajab”
- Papua Nova Guiné: “Papa Buka”
- Taiwan: “Left-Handed Girl”
- Japão: “Kokuho”
Para te deixar com ainda mais água na boca, preparamos um pequeno resumo de alguns dos filmes que prometem dar o que falar nessa temporada.
Destaques da competição
The Voice of Hind Rajab (Tunísia): Selecionado como o candidato da Tunísia, o filme de Kaouther Ben Hania recria um chamado de emergência real, onde uma garota de 6 anos está presa em um carro sob fogo em Gaza.
Crédito da imagem: Cortesia de Mime Films e Tanit FilmsEagles of the Republic (Suécia): O thriller político de Tarik Saleh, estrelado por Fares Fares, acompanha um ator que se vê envolvido em intrigas políticas ao estrelar uma biografia encomendada pelo regime egípcio.
Crédito da imagem: Cortesia do Festival de CannesThe Love That Remains (Islândia): O filme de Hlynur Pálmason acompanha um ano na vida de uma família enquanto os pais lidam com a separação.
Crédito da imagem: Cortesia de Still Vivid, SnowglobePapa Buka (Papua Nova Guiné): Dirigido por Bijukumar Damodaran, o filme acompanha um veterano de guerra que guia dois historiadores indianos na descoberta de histórias da Segunda Guerra Mundial.
Crédito da imagem: NAFA Productions/Akshay Parija Productions/Neelam Productions/Silicon Media- Kokuho (Japão): Ambientado em Nagasaki, em 1964, o filme de Lee Sang-il narra a história de Kikuo, um jovem que se dedica à tradição teatral Kabuki após a morte de seu pai. O elenco conta com Ken Watanabe.
Crédito da imagem: Aniplex Inc
Qual desses filmes te deixou mais curioso para conferir?
Fonte: Variety